CIRCUITO SUL-AMERICANO: Elize Maia e Fernanda Berti de volta ao topo do pódio

Elize Maia e Fernanda Berti vibram com primeiro título em 2014
Elize Maia e Fernanda Berti vibram com primeiro título em 2014

Na temporada passada do Circuito Sul-Americano de Vôlei de Praia, elas reinaram nas areias do continente. Na edição 2014, porém, deixaram o título escapar em duas oportunidades. Mas não desta vez. Neste domingo, em Lima (PER), Elize Maia e Fernanda Berti chegaram novamente à final, garantiram o Brasil no lugar mais alto do pódio e a manutenção do país na liderança do quadro geral no feminino.

E a decisão foi praticamente uma revanche da etapa anterior, em Montevidéu (URU), onde as argentinas Ana Gallay e Georgina Klug levaram a melhor e se sagraram campeãs em cima de Elize e Fernanda. As brasileiras já tinham amargado um outro vice, na etapa de abertura da temporada, em Macaé (BRA), quando perderam para as compatriotas Neide e Carol Horta. Era a terceira final em três das quatro etapas que disputaram e elas queriam mudar essa história.

Após baterem nas semifinais, pela manhã, as irmãs colombianas Andrea e Claudia Galindo por 2 a 0, parciais de 21/19 e 21/13, a capixaba Elize e a carioca Fernanda voltavam a encarar Gallay e Klug, que tinham acabado de bater as venezuelanas Norisbeth Agudo e Gabriela Brito também por 2 a 0 (21/16 e 23/21) na outra semi. A rivalidade que se acirrou ainda no ano passado seria colocada à prova mais uma vez.

Após um primeiro set equilibrado, mas com domínio das brasileiras nos momentos cruciais, Elize e Fernanda largaram na frente na decisão com um 21/17. Até acontecer um verdadeiro apagão nas areias de Lima. Mas a energia que faltou foi da dupla verde e amarela, que logo viu as adversárias abrirem 6 a 0. E não tiveram dificuldades para empatar com um 21/8. Era hora de respirar e colocar a cabeça no lugar no tie break. Foi o que Elize e Fernanda fizeram, vencendo por 15 a 10 e conquistando um título que não vinha desde 2013.

Na edição 2012/2013 do Circuito Sul-Americano, Elize e Fernanda representaram o Brasil em oito das nove etapas realizadas, chegando à final em sete delas e levando o título em quatro. Já estavam com saudade. Com o resultado, elas mantêm o Brasil com um pouco mais de folga na liderança da atual temporada, agora com 760 pontos, contra 720 da própria Argentina. As irmãs Galindo, da Colômbia, completaram o pódio no Peru ao baterem Agudo/Brito (VEN) por 2 a 0, com um duplo 21/14.

Be the first to comment

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: